Cuidados na escolha das cores para o quarto do bebê

Conheça algumas dicas para decorar da melhor forma a estimular o seu pequeno!

Por equipe Gallarte, publicação em 19/03/24.

 

“Um quartinho mal decorado pode atrapalhar a qualidade do sono, o desenvolvimento motor, auditivo e visual", ensina a arquiteta especialista no assunto e autora do livro Guia Completo do Quarto do Bebê Marília Matoso.

Nem imaginamos quanto impacto no desenvolvimento do bebê e da criança a composição da decoração e das cores no quarto trará.

Muitos pais optam por tons claros e pasteis, imaginando adequarem-se melhor a leveza que inspira um bebê em casa, no entanto, objetos coloridos ajudam no desenvolvimento infantil.

Quanto mais vibrantes as cores, mais chamam a atenção dos pequenos!

Isso não significa que é preciso encher o quarto de informações visuais, móveis, brinquedos, ou excesso de cores sem harmonizar. É preciso ter bom-senso para não carregar demais o ambiente.

Antes de pensar na decoração, planeje móveis que sejam funcionais e que realmente serão necessários para o dia-a-dia. Berço, poltrona, armário, trocador. Em seguida, com o espaço que sobrar, decore com nichos para brinquedos ou livros, quadros, adesivos de parede de modo a compor o ambiente com cores mais fortes para dar personalidade ao ambiente e ajudar na percepção das cores.

 

Quais cores utilizar no quarto infantil

Talvez você nunca tenha notado, mas os brinquedos infantis são sempre coloridos e com tons fortes e contrastantes muitas vezes. De um chocalho, passando por um mordedor, até mesmo talheres de alimentação e uma piscina de bolinhas! Certamente não é por acaso!

Mesmo que um recém-nascido ainda não tenha percepção do colorido, já com 1 mês eles conseguem perceber o brilho e intensidade das cores e já serão atraídos por objetos com cores contrastantes, até que por volta dos 4 meses a visão colorida estará desenvolvida.

Investindo em objetos e itens decorativos coloridos, de tonalidades fortes e contrastantes, você estará ajudando a estimular a visão do bebê, a desenvolver a curiosidade e a imaginação, além de ser uma forma de ensinar quando maiorzinho a identificar as cores e perceber os variados tons.

Para manter um ambiente agradável ao pequeno, com estímulos na hora certa e relaxante ao mesmo tempo, a dica de ouro é optar por cor de parede e móveis mais clássicos, complementando com a decoração colorida.

Mas atenção, muitas combinações podem acabar deixando o projeto confuso.

 

Como combinar cores na decoração

O círculo cromático é um forte aliado para ajudar a criar paletas e a combinar as tonalidades de cores.

Geralmente, é dividido em 12 partes, sendo cada uma representando uma cor e suas tonalidades, sendo: três cores primárias, três secundárias e seis terciárias. A mistura entre elas que forma os variados tons. Além delas, ainda podem ser acrescentados o branco e o preto, conferindo cores mais escuras ou mais claras.

As cores podem ser usadas com várias combinações harmoniosas com a ajuda do círculo para uso na decoração.

  • Complementares: cores que ficam opostas no círculo, como verde e vermelho.

Para gerar contraste, com uma decoração moderna e mais ousada. Cores opostas, diferentes entre si, mas que se combinam.

  • Análogas: são as cores que estão lado a lado no círculo, como amarelo e laranja.

Criam combinações bem harmônicas e que tramitem serenidade.

  • Monocromáticas: cores dentro do mesmo matiz, com tons diferentes.

Ficam muito bonitas formando um degradê.

  • Tríade: cores que formam um triângulo no círculo, como verde, laranja e roxo.

Ficam coloridas e podem ser usadas em decoração com adesivos e pinturas dando um toque divertido.

 

As cores e sua influência

Sempre é importante ter em mente o significado das cores. É fato que elas mudam a percepção dos ambientes e as sensações, como sono e fome.

De uma forma geral, os tons quentes estimulam enquanto que os frios acalmam.

Algumas cores e as influências psicológicas e sensoriais:

  • Azul: harmonia, lealdade. Traz um efeito calmante remetendo ao conchego, mas em maior quantidade no ambiente pode incitar o sono.
  • Verde: boa sorte, esperança, saúde. Cor do equilíbrio que ajuda a acalmar e tranquilizar na medida certa.
  • Rosa: delicadeza, amor, romantismo. Ligada a jovialidade e harmonia.
  • Branco: proteção, paz, pureza. Remete a limpeza e serenidade, passando a sensação de claridade. Mas seu excesso no ambiente pode gerar ansiedade.
  • Vermelho: energia, coragem. Fica melhor aplicada em detalhes, pois altera o ciclo do sono como estimulante reduzindo o relaxamento.
  • Amarelo: riqueza, calor, otimismo. Para dar um toque de alegria, amplia a concentração, muito indicada para local de estudo.
  • Laranja: alegria, vitalidade, sucesso. Assim como o vermelho, por ser uma cor estimulante, é mais indicada para detalhes do que em excesso no cômodo. Ajuda na energia para estudos e é recomendada para a cozinha, estimulando o apetite.

Fonte: fotos extraídas de pesquisa no Pinterest

Agora que você conheceu mais sobre as cores, sua importância e suas influências, escolha com carinho as que irão compor o quartinho do seu pequeno, criando um ambiente ao mesmo tempo de estímulos visuais e sensoriais adequados ao desenvolvimento!

Sobre a loja

Bem-vindos à Gallarte! Desde 2019 criamos quadros e itens personalizados para momentos especiais da sua vida! Casamentos, bodas, debutantes, aniversários, infantil e maternidade! São quadros de assinaturas, topo do bolo e de doces, lembrancinhas, enfeite de porta de maternidade, itens de decoração e muito mais!

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

RAQUEL GALLEGOS PEREIRA MOLINARI - CNPJ: 61.825.051/0001-47 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade